Sobre Tecnologia em geral e a Web em especial

Modus Digitali

Leia o meu Blog

Como criar uma página de Erro 404 personalizada

Como monitorar erros 404 no Google Analytics

A página do erro 404 é provavelmente a página mais temida para quem navega na Web. Quem é que nunca encontrou esta página ao clicar num link ou a digitar um endereço para descobrir que afinal este não levava a lado nenhum? Pois é, é sempre aborrecido e muitas vezes desistimos daquele website para voltar ao Google. Para o “dono” desse website é um visitante (muitas vezes um cliente) que se perde. Assim sendo, é importante identificar o que causa alguém procurar um recurso que não existe e tomar medidas para corrigi-lo e evitar que o website perca visitas.

O que é o Erro “404 Not Found”?

O erro 404 é um código de resposta HTTP que indica que o browser conseguiu comunicar com o servidor web mas este não conseguiu encontrar o recurso pedido. O recurso mais comum é a página web mas o visitante poderá estar a tentar encontrar uma imagem, um PDF ou um outro qualquer ficheiro. O erro é mostrado através de uma página específica, sendo que muitas vezes é apenas apresentada uma página genérica do servidor.
Ler mais

25 de Maio – Dia do Orgulho Geek

Dia do Orgulho Geek

Hoje comemora-se o Dia do Orgulho Geek. O dia 25 de Maio é o dia em que os geeks do mundo inteiro comemoram a sua cultura e a sua forma de estar no mundo em geral e na sociedade em especial.

Mas o que é isto de ser geek afinal?

Um geek é basicamente alguém com especial interesse por Tecnologia e/ou Ciência, regra geral numa área específica, na qual procura incansavelmente de melhorar as suas competências procurando superar-se a si mesmo pelo simples prazer que tal lhe proporciona. Um geek é um “viciado” em conhecimento e em descobrir coisas novas, sendo muitas vezes um early adopter de tecnologia e ideias e um indisfarçável neófito.

E porque se comemora no dia 25 de Maio?

Começou a ser comemorado em 2006 em Espanha (Dia del Orgullo Friki), sendo escolhido este dia pois a 25 de Maio de 1977 estreava nos EUA o primeiro filme da saga Star Wars, do qual a maioria dos geeks é fã. Curiosamente este dia é partilhado com outras duas comemorações geek:

  1. O Dia da Toalha (desde 2001), numa alusão ao romance (cómico) de ficção-científica “À Boleia pela Galáxia“, em homenagem ao seu autor Douglas Adams (veja este vídeo de homenagem ou este para perceber);
  2. O Glorioso Dia 25 de Maio, numa alusão ao livro de banda-desenha do escritor Terry Pratchett (mais outra obra de culto geek).

Gmail permite enviar e-mails para utilizadores do Google+

A Google aumentou as funcionalidades da sua plataforma de email Gmail e a sua rede social Google+. Os utilizadores Google poderão enviar mensagens de email para as suas ligações do Google+, mesmo que não conheçam o seu endereço, desde que tenham ambas as funcionalidades activas (Gmail e Google+).

Esta funcionalidade será activada nos próximos dias e será visível ao compor novas mensagens no Gmail, através da sugestão de ligações que o utilizador tenha nos seus círculos do Google+. O endereço de email do destinatário só será revelado ao remetente caso o primeiro responda à mensagem.

Caso o remetente não faça parte dos seus círculos, a mensagem será filtrado para a categoria “Social” (caso esteja activada). Só depois do destinatário responder ou adicionar o remetente aos seus círculos é que ele poderá continuar a conversação.

Esta nova funcionalidade pode ser configurada nas definições do Gmail.

[via Official Gmail Blog]

Google torna o Quickoffice GRÁTIS para Android e iOS

O Quickoffice é uma aplicação para Android e iOS (iPhone e iPad) que permite abrir e editar documentos do Office da Microsoft, que foi recentemente adquirida pela Google no passado mês de Junho. A empresa anunciou ontem na sua página do Google+ que está já a disponibilizar a aplicação de forma gratuita para quem a quiser descarregar.

A aplicação integra com o Google Drive, ou seja,  permite ao utilizador abrir os ficheiros do MS Office que possui neste espaço da cloud. A Google oferece ainda, durante 2 anos, 10GB de espaço extra na Drive a todos os utilizadores que instalem a aplicação até ao dia 26 de Setembro de 2013.

Quickoffice para Android: http://goo.gl/Y5TQxz
Quickoffice para iPhone e iPad: http://goo.gl/m21Uhp

Youtube celebra a “I Semana Geek” (4 a 10 Agosto 2013)

Nunca a cultura geek esteve tão em voga como hoje em dia. Lembro com “saudade” que, há 20 anos atrás, abraçar esta cultura era sinónimo de “exclusão social” (ninguém queria ser “totó”, alguém se recorda?). Como as coisas mudam… Ser (parecer?) geek está na moda. Ao fim e ao cabo, os “totós” acabaram por “herdar a Terra”.

O advento da Internet é sem dúvida o principal “culpado” por esta mudança de mentalidade e é nas redes sociais que esta cultura encontra a sua maior expressão. O Youtube é um dos maiores palcos da manifestação da cultura geek, que reconhece que metade do Top 20 dos canais não-musicais é dedicada à cultura geek. Segundo esta rede social, a popularidade de séries de TV como Game of Thrones ou Big Bang Theory são exemplos de como a cultura geek está em todo o lado.

Para celebrar os conteúdos geek, o Youtube criou a Geek Week, que começa hoje e prolonga-se até ao dia 10 de Agosto.


Ler mais

Aviso do “Graph App” no Facebook é falso (boato)

Por esta altura, é provável que pelo menos um dos seus amigos já tenha partilhado este “aviso”; provavelmente também você já o fez. Esta corrente já circula há algumas semanas em inglês e começa agora também a surgir em português em várias actualizações de estado no Facebook. Porém, este aviso é falso!

São vários os boatos que têm circulado no passado sobre uma alegada mudança nas definições de privacidade do Facebook, com a promessa de uma solução “milagrosa” para prevenir olhares estranhos sobre o que se pretende manter privado. Já falei em tempos de um outro aviso de privacidade e do boato do Google passar a indexar os perfis pessoais: todos falsos, obviamente. Porém, de cada vez que o Facebook anuncia uma alteração (a funcionalidade deste boato nem se chama “Graph App”), surgem estes embustes que se aproveitam do facto da maioria dos utilizadores desconhecerem o modo de funcionamento da rede social.

Informo todos os meus amigos de que dentro de dias fecharei as portas a todos os que não fizerem o que aqui peço. O Facebook mudou as suas configurações de privacidade mais uma vez! Devido ao “gráfico app” novo, qualquer um no facebook (incluindo noutros países) pode ver as tuas imagens, gostos e comentários. Agradeço, pois, que procedam conforme indico e mo comuniquem. Depois, terei de apagar aqueles de vós que não evitarem que a minha informação seja acessível ao público. Eu posto fotos de família a que não quero que estranhos tenham acesso! Isso pode acontecer quando os amigos clicam em “gosto” ou “comentário” …. automaticamente, os teus amigos iriam ver os nossos posts, também. Infelizmente, não podemos alterar essa configuração por nós mesmos, porque o Facebook foi configurado desta forma.
Como aceder ao meu pedido? Por favor coloca o rato sobre o meu nome acima (não cliques). Será exibida uma janela. Agora, move o rato em “Friends / Amigos” (também sem clicar), depois para baixo para “definições/configurações”, clica aí e aparecerá uma lista. Remove a selecção em “Eventos de vida e” Comentários e gostos “. Ao fazeres isso, a minha actividade que quero preservar só entre os meus amigos e familiares já não se torna pública. Agora, copia e cola isto no teu mural. Assim que vir esta mensagem postada na sua página, farei o mesmo. Obrigado!”

Ler mais

Google Reader reforma-se a 1 de Julho

A Google anunciou ontem no seu blog institucional (e no próprio blog do Reader) que irá “reformar” a sua plataforma de agregação de notícias (RSS feeds). Esta é a sua “segunda limpeza da Primavera”, onde se inclui o encerramento de vários outros serviços. A empresa de Moutain View na Califórnia diz que tomou a decisão de terminar o seu agregador de notícias para concentrar-se num número mais reduzido de serviços e por a sua utilização ter vindo a diminuir. Existe já uma petição com mais de 36 mil subscritores a exigir a manutenção do serviço.

A Google dá 3 meses aos utilizadores deste serviço para migrarem para outro semelhante, sugerindo o Google Takeout como ferramenta para guardar as subscrições noutra localização. O Feedly, um serviço semelhante ao Google Reader, já veio disponibilizar uma “migração sem problemas” para os utilizadores que usem o seu serviço. Também The Old Reader vem chegar-se à frente, afirmando-se como o legítimo sucessor desta plataforma da Google, permitindo uma fácil importação dos antigos dados.

O Google Reader foi lançado em 2005 para ajudar as pessoas na consulta das actualizações dos seus websites favoritos, terminado o seu percurso ao fim de 8 anos de existência. Com esta nova “limpeza”, a empresa norte-americana atinge um total de 70 serviços ou funcionalidades terminados desde 2011.

Falsos sorteios de iPhones e iPads no Facebook

Nos últimos dias têm sido partilhadas no Facebook duas fotografias com caixas de iPhones e iPads como parte de uma alegada campanha da Apple Portugal para sortear estes equipamentos. Segundo as legendas, quem quiser participar no sorteio deverá ser fã da página onde foram publicadas e partilhar a imagem.

Esta campanha é falsa mas isto não tem impedido que uma foto com várias caixas de iPhones tenha já sido partilhada mais de 45 mil vezes e uma outra com duas caixas de iPads foi partilhada mais de 13 mil vezes.

Uma simples pesquisa no Google por “sorteio iPhones” revela que este sorteio não é legítimo (podem-se encontrar artigos de blogs e notícias online referindo-se ao assunto).

Se algum dos seus amigos partilhar alguma destas imagens, não a partilhe também. Não ajude a espalhar este logro: avise o autor da partilha e denuncie a imagem ao Facebook. Este tipo de campanhas “polui” os Feeds de Notícias e as cronologias desta rede social, prejudicando a experiência da mesma a todos os seus utilizadores. Veja em baixo as legendas das fotografias

Recebemos 22 iPhones 4S que não podem ser comercializados por se encontrarem sem a película exterior na caixa.
Vamos SORTEAR os 22 iPhones através desta página a quem PARTILHAR esta imagem e GOSTAR desta página.

O sorteio termina no dia 12 de Fevereiro de 2013.

A semana passada recebemos mais 5 iPad’s, desta vez estão com alguns riscos na parte de trás e isso impedem-nos de os poder comercializar em Portugal e no Brasil.
Vamos voltar a sortear desta vez este 5 iPads através desta página a quem PARTILHAR esta imagem e GOSTAR/CURTIR a página.
O sorteio termina no dia 12/02/2013

Escolha a sua cor aqui nos comentários!
BOA SORTE AOS PARTICIPANTES!!!

Apple e Samsung ultrapassam Nokia nos acessos à Internet

smartphones on the tableA StatCounter (uma empresa de agregação de dados de acesso a websites) revelou hoje que durante o mês de Janeiro, pela primeira vez, a Nokia deixou de ser o dispositivo mais usado para aceder à Internet, caindo para o terceiro lugar com uma quota de utilização de 22,15%. A liderança é agora detida pela Apple (25,86%),que usa o sistema operativo iOS, estando os equipamentos da Samsung em segundo lugar (22,69%).

Esta alteração na liderança nos acessos móveis à Internet foi feita às custas da própria Nokia que perdeu 15,52% de quota de utilização em relação ao mês homólogo do ano passado e graças ao aumento de uso dos equipamentos da Samsung (cresceu 56,05% no mesmo período), cuja maioria dos equipamentos usa o sistema operativo Android, que aumentou a sua quota de mercado para 22,69%.

Apesar de deter agora a liderança, a quota de utilização dos equipamentos da Apple diminuiu em 2,81%, sendo agora de 25,86%.

[via StatCounter Blog | foto de MIKI Yoshihito]